spaghetti com camarão

Eu acho macarrão um prato curinga. Fácil e rápido de fazer, pra uma, duas ou muitas pessoas o trabalho é quase o mesmo, todo mundo gosta (pelo menos a grande maioria das pessoas), e já não é mais tão difícil de encontrar massas boas no mercado. Massas artesanais, frescas, com sabores e cores diferentes, então dá pra brincar e criar bastante.
Além de uma boa massa é preciso preparar um bom molho, e quando eu digo molho não quero dizer que o macarrão precise ficar necessariamente encharcado, mas, precisa sim ter muito sabor.

Ingredientes:
Spaghetti (usei spaghetti artesanal de espinafre)
Água, sal e óleo (para cozinhar o macarrão)

Camarão sem casca e sem cabeça
Ervilha torta
Tomates pelados
Alho
Alecrim
Azeite de oliva
Hortelã
Sal
Pimenta-do-reino (opcional)
Queijo parmesão ralado para servir

Pique finamente o alho, e refogue no azeite com dois raminhos de alecrim até que fiquem molinhos, pouco antes de dourar.

Acrescente o camarão, tempere com um pouco de sal (e se desejar um pouquinho de pimenta-do-reino mo;ida na hora), misture bem e deixe refogar (em fogo alto para que o camarão não solte tanta água e cozinhe muito), em seguida, acrescente a ervilha-torta cortada em pedaços grandes (corte cada vagem em três ou quatro pedaços dependendo do tamanho), refogue rapidamente.

Corte grosseiramente os tomates de duas latas de tomates pelados (não usei o suco do tomate, guarde para preparar outro molho). Coloque os tomates na panela e misture, refogue por alguns minutos.

Dica: apesar de ter colocado nessa ordem, acho fica melhor se colocar primeiro os tomates e depois as ervilhas, assim elas não cozinham muito e ficam mais “crocantes”.

Por fim, acrescente um punhado de hortelã finamente picado, misture bem e acrescente o macarrão já cozinho. Envolva o molho no macarrão cuidadosamente para não parti-lo. Está pronto para servir.

Sirva com parmesão ralado, um fio de azeite e acompanhado de torradas.

Dica: Para dar sabor as torradas, corte o pão em fatias finas, regue com azeite, coloque um pouco de sal e alecrim picado. Leve ao forno e sirva a seguir.

Anúncios

4 thoughts on “spaghetti com camarão

  1. Olá! Eu fiz esta receita aqui em casa.Notei inicialmente que nos ingredientes não tinha sal. Achei um pouco estranho. Não sei se é porque eu sou novato na cozinha e era pra estar sub-entendido que deveria ter sal no camarão, mas não coloquei sal nenhum, seguindo fielmente a receita.Aaah, vale salientar que não tinhamos a ervilha torta, e não colocamos nada no seu lugar. Será se foi por isto que ficou insosso?Bom, tirando este pequeno probleminha do sal, a receita estava muito boa. Nós já estamos planejando grandes atividades físicas pra compensar as maravilhas que estamos cozinhando baseadas no seu blog.Parabéns.

  2. Oi Gileno,Obrigada pelo comentário! O erro foi meu sim. Esqueci de colocar o sal nos ingredientes e acabei de ler novamente a receita e não citei o uso dele em canto nenhum, a não ser para o cozimento do macarrão. É preciso usar o sal sim, na quantidade que desejar. De preferência, acrescente o sal junto com o camarão, assim irá pegar melhor tempero. E claro, conferir o sabor no final antes de acrescentar o macarrão, assim, se necessário, você pode acrescentar mais sal ou pimenta do reino o seu gosto.A ervilha torta não é salgada. Pelo contrário, chega a ser levemente adocicada (como a ervilha normal).Desculpa por esse erro, e, por favor, continua comentando isso melhora o blog e me ajuda a corrigir meus erros também!Este erro já foi corrigido!Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s