Ostras Gratinadas com espinafre e bechamel

Era uma sexta-feira e eu estava com uma vontade muito mais muito grande de comer ostras! As horas foram passando e a vontade não diminuía, como eu tenho algumas amigas que SEMPRE topam comer ostra não tive dúvida, chamei todas para uma “reuniãozinha” aqui em casa, e não foi nada difícil convencê-las, foi só juntar boa companhia + cerveja gelada + ostra! Pronto, noite perfeita!! Compramos cerca de 5 dúzias de ostras, a grande maioria comemos crua, geladinha com azeite, limão,  pimenta, cominho… e parte eu fiz gratinada como uma receita que vi o chef Claude Troisgros preparando no programa “Menu confiança”, não ficou exatamente igual porque eu não tinha anotado as medidas das coisas e fazia tempo que tinha visto, mas acho que ficou basicamente igual. Pelo menos ficou uma delícia!

Ingredientes:
Ostras frescas
Suco de limão
Azeite de oliva
Pimenta do reino

Espinafre
Um dente de alho

Manteiga
Farinha de trigo
Leite
Pimenta do reino
Raspas de limão
Nós moscada
Sal
Açafrão em pó

Abra as ostras e coloque-as em um recipiente. Tempere com suco de limão, azeite de oliva e um pouco de pimenta do reino (o mesmo feito aqui).

Prepare o bechamel: em uma panela, derreta a manteiga e quando começar a ferver coloque a farinha de trigo. Cozinhe por uns minutinhos mexendo sempre para não queimar.

Acrescente o leite aos poucos para não “empelotar” e não pare de mexer (utilize um fuê, ajuda a misturar sem “empelotar”).

Tempere com sal, pimenta do reino, raspas de limão e um pouco de nós moscada. Misture bem e deixe ferver até engrossar. Acrescente o açafrão em pó, misture e desligue o fogo. Reserve e deixe esfriar um pouco.

Enquanto o molho esfria, prepare o espinafre. Cozinhe o espinafre na água com sal. Escorra e esprema bem para retirar o excesso de água. Pique grosseiramente com uma faca e leve à frigideira com um fio de azeite e um dente de alho cortado ao meio. Refogue por alguns minutos e desligue o fogo.

Montagem: Em uma assadeira arrume as cascas das ostras (a concha mais funda), para que elas não virem, você pode colocar uma anel de cebola na base de cada concha (ou forrar a travessa com sal grosso). Feito isso, coloque uma pequena porção do espinafre refogado dentro de cada concha.

Coloque uma ostra em cima de cada cama de espinafre e cubra todas com o molho bechamel. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Cuidado para não queimar, elas gratinam rápido (e o molho não precisa ficar tão queimadinho como na foto), mas se isso acontecer, não tem problema, o sabor continua o mesmo, se não deixar queimar muito, é claro!

Retire do forno e sirva em seguida ainda quentinha. Decore com gomos de limão e uma folhinha de salsa.
Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s