Torta de cereja

As cerejas estão começando a sumir das prateleiras, mas ainda é possível encontrar em alguns mercados e com um preço razoável, então, vamos aproveitar! O ideal é que você compre dois sacos de cereja, um ou 1 e meio para a receita e a metade que “sobrar” você come, se já não tiver comido antes de começar a receita (é o que normalmente acontece comigo).

Então vamos a receita! Não é das mais rápidas de preparar, principalmente a parte de tirar o caroço das cerejas e preparar a massa, mas não é difícil de fazer, e provavelmente funciona bem com outras frutas, como por exemplo, ameixa (que se encontra facilmente durante o ano todo).

Vi essa receita aqui e fiz quase nenhuma alteração!



Ingredientes:
para a massa:
1 xíc. bem cheia de farinha de trigo
1/2 xíc. de manteiga sem sal
1/3 xíc. de açúcar
1 pitadinha de sal
amêndoas sem pele trituradas
um pouquinho de leite

para o recheio:
Cerejas frescas sem o caroço (bastante, o suficiente para encher a forma)
+- 200ml de creme de leite fresco
2 ovos
extrato de baunilha
umas 3 colheres cheias de açúcar refinado
2 colheres cheias de farinha de trigo

Comece fazendo a massa. Em um recipiente grande, acrescente a farinha, o açúcar e a manteiga. Misture com os dedos, acrescente as amêndoas trituradas e um pouco de leite.

Misture bem até formar uma massa lisa e homogênea. Com os dedos aperte a massa por toda a forma até forrar completamente (faça uma camada fina de massa), não precisa untar, depois de fria é fácil de desenformar. Leve a massa ao forno para pré-assar.

Retire a massa do forno pouco antes de ela ficar com as bordas douradas (como a da foto. Lembre-se que a torta ainda volta ao forno, eu, deixei um pouco demais, isso não é lá um grande problema, mas fica melhor e não corre o risco de queimar a massa se retirá-la antes).
Enquanto a massa esfria, retire os caroços das cerejas. Coloque-as sobre a massa.

Em uma vasilha grande junte todos os ingredientes do recheio menos a farinha. Misture bem com um fuê (na foto meu lindo fuê “fluo”, presente da minha amiga Tatinha). Acrescente a farinha e bata vigorosamente com o fuê até obter um creme homogêneo.

Derrame o creme sobre as cerejas e leve ao forno pré-aquecido até que o creme fique mais durinho e dourado por cima.

Retire do forno, deixe esfriar. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com cerejas frescas na hora de servir.

Bom apetite!!

Anúncios

2 thoughts on “Torta de cereja

  1. Existe dessas dormas baixas tambem com o fundo falso, quando não for faz o seguinte: com uma faca pequena e redonda na ponta tu cai na lateral da massa só pra ter certeza que ela tá solta, ai com cuiddo coloca a faca entre a froma e e massa e empurra um pouco, faz isso na volta toda, depois pega dois pratos grandes e planos, vira a torta em um, retira a forma, coloca o outro prato em cima e desvira bem rapido. Deu pra entender? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s