Bruschetta de tomate assado, beringela e ricota

A segunda bruschetta não é difícil, é só um pouco mais trabalhosa e demorada que a primeira. A preparação do recheio é dividida em três partes, e depois, é só montar em cima da fatia de pão torrada como na receita anterior.

Ingredientes:
Berinjela
Tomate
Ricota
Iogurte
Salsinha fresca
Azeite de oliva

Orégano e salsinha (secos)
Sal e pimenta do reino
pimenta calabresa (opicional)
Alecrim fresco para decorar

Corte a berinjela em fatias não muito finas, coloque um pouco de sal dos dois lados e coloque-as em um escorredor (isso evita que elas amarguem).

Enquanto as berinjelas estão no escorredor, corte o tomate em pedaços grandes (descartando miolo), tempere com sal, pimenta do reino, orégano e salsa. Leve ao forno pré-aquecido por alguns minutos até que eles fiquem molinhos (lembre-se de virar os tomates na metade do tempo).

Coloque as berinjelas em cima de um pano limpo ou papel toalha para retirar o excesso do líquido. Aqueça bem uma grelha (ou frigideira anti-aderente), com a ajuda de um papel toalha, unte-a com azeite e disponha as rodelas de berinjela lado a lado. Tempere com pimenta do reino, e, se necessário, um pouco de sal (lembre-se que já colocou sal no início). Grelhe as rodelas dos dois lados e reserve.

Com a ajuda de um garfo, amasse a ricota (valeu a ajuda Camis!). Escolha uma ricota úmida, além de mais saborosa, é mais fácil de amassar. Acrescente o iogurte e tempere com pimenta do reino, azeite de oliva, sal e orégano. Misture bem até formar um creme grosso, coloque um pouco de pimenta calabresa, misture bem e reserve.

Montagem: coloque uma generosa porção da pasta de ricota sobre as torradas, disponha uma rodela de berinjela sobre cada torrada e por cima o tomate assado. Finalize com um raminho de alecrim e um fio de azeite. Sirva a seguir, bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s