Bruschetta de tomate, ricota e manjericão

Sexta-feira dia 07/jan foi aniversário do meu irmão, e, ele me ligou pedindo um  “presente”, disse que iria reunir os amigos lá em casa para um churrasquinho e pediu ara que eu fizesse alguma coisa para entrada/petisco.
Resolvi fazer bruschettas, tem como fazer mais de um sabor, não é muito demorado e da pra fazer pra muita gente sem grandes problemas (principalmente quando se ajuda! Valeu Camis e Martina!). Fiz três tipos de bruschettas, difícil foi escolher a mais gostosa… Não sei a opinião geral, mas essa de tomatinhos com ricota e manjericão recebeu vários elogios, então, vou começar por ela. Essa é a mais rápida e fácil de fazer, porém, a mais difícil de comer!! Eu aconselho um guardanapo em baixo dela porque se não, vai cair tomate pra todo lado!
Então vamos a primeira de três receitas de bruschettas:

Ingredientes

2 bandejas de tomate cereja (usei dois tipos um vermelho compridinho e um amarelo bem adocicado)
1 maço de manjericão
Meio pacote de ricota
Pão italiano (usei pão italiano em formato de baguette) cortado em fatias 

Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino

Corte os tomatinhos em quatro partes (no sentido do comprimento), junte todos em uma vasilha grande, acrescente as folhas de manjericão e misture bem com as mãos.

Escolha uma ricota bem úmida, quebre em pedaçõs irregulares usando as mãos e misture bem. O caldo dos tomates vai umedecer toda a mistura. Tempere com sal, azeite e pimenta do reino à gosto.
Corte o pão em fatias não muito finas, arrume uma assadeira, regue com um fio de azeite e leve para o forno pré-aquecido até começar a dourar, retire do forno e reserve.
Com as torradas e o recheio prontos, pegue um pequeno punhado do recheio com a mão e aperte sobre a torrada. Assim, além  de compactar um pouco o recheio (para evitar que ele caia completamente) o suco do tomate irá umedecer um pouco as torradas.

Regue com um fio de azeite e sirva em seguida. Bom apetite!

Anúncios

2 thoughts on “Bruschetta de tomate, ricota e manjericão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s