Pernil de porco com pêssegos e bacon

Última receita do ano! Como prometido, uma receita por dia fazendo a contagem regressiva, e par fechar com chave de outro uma receita feita hoje para o jantar de ano novo! Isso é, ninguém ainda comeu para aprovar (eu tirei uma lasquinha da carne só pra ter certeza se publicava ou não).
A um tempo atrás eu vi Jamie Oliver preparando um lombo de porco com pancetta, pêssego em calda e tomilho (obviamente tomilho fresco), e meu pai havia comprado um pernis desossado para a esta noite e o desafio era: preparar o pernil sem deixá-lo seco e sem graça como no natal. Então lembrei da receita que tinha visto e pensei “eu vou ter que adaptar a receita de todo jeito já que eu não tenho tomilho fresco e nem a pancetta, então porque não pegar outra parte do porco”. E foi isso que eu fiz, a ideia da receita foi dele, se não ficar bom a culpa não é minha! 🙂
Então é isso! Feliz ano novo para todos vocês, que 2011 seja repleto de coisas gostosas nas suas vidas! Bom apetite!

Ingredientes:
Pernil de porco sem osso
2 latas de pêssego em calda
1 copo de cachaça gold
Bacon em fatias
Manteiga
Pimenta jamaca
Pimenta do reino
Tomilho seco
Alecrim seco
Limão
Cebola roxa
Alho

Retire a camada de gordura do porco. Em uma vasilha coloque uma lata de pêssegos em calda (drenados), a manteiga, o alecrim, o tomilho e a pimenta jamaica picada. Aperte com a mão para esmagar os pêssegos e misturar bem com a manteiga e os temperos e reserve.

Começando pela parte de baixo do pernil, besunte a carne com a manteiga e com uma faca longa e amolada faça furos na diagonal, com o dedo abra bem cada furo. Faça isso por toda a carne. Depois pegue o pêssego e enfie en cada buraco. Aperte bem para que o pessego entre e solte seu suco no inteirior da carne.

Feito isso, vire a carne já na travessa que vai ao forno, repita o mesmo procedimento na parte de cima. Espalhe por cima o que sobrou do pêssego e da manteiga.

Cubra todo o pernil com as fatias de bacon, depois arrume na assadeira algumas bandas de pêssego (separe algumas da segunda lata para decoração), a cebola cortada em quatro partes e uma cabeça de alho cortado ao meio (com casca e tudo). Coloque raminhos de alecrim por cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido seguindo o tempo da embalagem (mais ou menos 1 hora 30 coberto).
Retire o papel alumínio e deixe dourar bem e secar o caldo (caso tenha juntado muito líquido, retire um pouco com uma conchinha).

Sirva com pessêgo em calda e limão cortado em gomos.

Bom apetite e feliz 2011!!! Até ano que vem com mais receitas!

Anúncios

4 thoughts on “Pernil de porco com pêssegos e bacon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s