Ostras gratinadas

Ostra!!! Adoro ostra, e o que eu gosto mesmo é a ostra crua e geladinha, temperada com limão, azeite, sal e uma pitadinha de pimenta do reino, ou ainda com alguns molhos especiais de fruta como manga, tamarindo, umbu-cajá (feitos por Reginaldo, o melhor ostreiro de Boa Viagem… bons tempos…). Mas, a receita de hoje é de ostra gratinada. Fiz essa receita como entrada para um jantar lá em casa, e meus pais não gostam de ostra crua, acho até que minha mãe experimentaria, mas meu pai não chega nem perto! Faz logo uma careta (como criança) e não come! Então, vamos gratinar!
Pensei em gratinar com um béchamel levinho, mas como estava com preguiça de preparar, resolvi fazer uma farofinha crocante que adicionasse sabor à ostra sem escondê-lo tanto. Ah, aqui vai uma dica: nada de gratinar ostra com muito queijo! Se colocar muito queijo já era o sabor da ostra, só fica o sabor do queijo gratinado. Então vamos à receita.

Ingredientes:
Ostras frescas (média ou grande)
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Farinha de Panko (ou pão duro ralado)
Azeitona preta
Salsinha
Parmesão
Manteiga
Raspinhas da casca de um limão

Abra as ostras e com a ajuda da faca corte o “nervinho” que a prende à casca. Coloque-a em um recipiente com o líquido que está dentro dela. Faça o mesmo com as outras. Tempere as ostras com sal, pimenta do reino, suco de limão e azeite. Misture bem, cubra com filme plástico e deixe marinando na geladeira.
Arrume as cascas (o lado mais fundo) em uma assadeira coberta com sal grosso (o sal grosso é apenas para que as cascas não virem).

Enquanto as ostras estão marinando prepare a farofa. Em uma vasilha grande misture a farofa de panko (em maior quantidade do que os outros ingredientes), amêndoas em lascas (pode ser castanha do Pará), salsinha bem picada (bem picadinha mesmo), azeitona preta picadinha (novamente, deixe ela bem picada) e queijo parmesão ralado no ralo fino. Lembrando que o queijo deve ser em uma quantidade menor que os outros ingredientes.
Coloque a manteiga fria cortada em cubinhos, e com a ponta dos dedos vá misturando tudo até formar uma farofa úmida. Tempere com pimenta do reino e raspinhas da casca de um limão.

Dica: não sei o tipo e nem a marca da azeitona que usei, o ideal é que ela não seja muito salgada e temperada para não “brigar” com o sabor da ostra.

Com uma colher, pegue as ostras e coloque-as de volta nas conchas. Coloque também um pouco da marinada. Em seguida, cubra cada ostra com uma porção generosa da farofa. Leve ao forno pré-aquecido até dourar.

Sirva quententinha com um gomo de limão e azeite. Bom apetite!

Anúncios

One thought on “Ostras gratinadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s