E, para adoçar a sexta-feira: Crumble de cereja e pêssego

Chega dezembro e eu começo a ir aos supermercados várias vezes por semana procurando duas coisas: cereja e lichia! E eis que no início dessa semana eu fui e, para felicidade geral da nação (pelo menos a minha), lá estavam eles, os saquinhos de cereja!
Comprei três saquinhos pensando em fazer uma torta de cereja, depois pensei, “Humm três saquinhos vai ser pouco pra uma torta” (família grande é assim, são pelo menos seis bocas “para alimentar”), e continuei “Como é pouco para a torta não vai fazer mal nenhum se eu comer algumas…” ou o saco inteiro! É, realmente gosto de cerejas frescas!
Voltando ao que interessa, a sobremesa… Resolvi comprar pêssegos (também frescos) para “interar” a receita, e pela praticidade, resolvi fazer um crumble (como esse daqui) ao invés da torta. Ficou uma delícia, mas a vontade de uma torta só de cereja ainda não passou…


Ingredientes:

para o recheio:
dois saquinhos de cerejas frescas
três pêssegos grandes
açúcar

essência de baunilha ou gotas e raspas de limão siciliano

para a “farofa de biscoito”:
Farinha de trigo
açúcar
manteiga gelada sem sal
amêndoas em lasca

Corte as cerejas na metade e retire o caroço (é ótimo quando você tem na “linha de produção” duas irmãs e a mãe), Corte o pêssego em pedaços não muito pequenos. Coloque tudo dentro de uma vasilha grande, acrescente o açúcar, o suco do limão (bem pouco, menos da metade de um limão) e as raspas. Misture bem com as mãos e transfira para um refratário redondo para tortas, Reserve.

Em outra vasilha misture a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga cortada em pedacinhos e as amêndoas em lascas (reserve um pouco para colocar por cima). Misture bem com os dedos até formar uma farofa úmida. Coloque a farofa por cima das frutas pressionando levemente com as mãos. Finalize com lascas de amêndoas e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos (temperatura médio-baixa) ou ate dourar e as frutas cozinharem bem.

Sirva morno ou frio, se quiser, pode servir acompanhado de chantilly ou sorvete de creme.

Bom apetite!

Anúncios

4 thoughts on “E, para adoçar a sexta-feira: Crumble de cereja e pêssego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s