Frango com cogumelos e batata

Hoje publico a primeira receita com frango no blog! É uma receita de Jamie Oliver, que, pra variar um pouco, tive que adaptar aos ingredientes locais porque simplesmente não encontro tomilho fresco em canto nenhum aqui em Recife (se alguém souber, por favor me avise!) e, não usei exatamente os mesmos cogumelos que ele usou, mas por sorte, fui ao super mercado e encontrei mais de dois tipos de cogumelos frescos (!!). Já tinha visto esta receita a muito tempo, mas quando vi os cogumelos pensei: – Vou fazer a receita que vi no programa de Jamie Oliver.
Parecia (e é, pude comprovar fazendo) super simples, e o resultado, delicioso. Ah, e aprendi a fazer um papillote “super-ultra” à prova de vazamento! Fica lindo, bem estufado depois que sai do forno, antes os meus nunca ficavam assim, acho que por mais que eu fechasse diretinho, quando começava a inflar o ar  saia por algum espaço. Mas agora não! Vou tentar explicar como faz durante a receita.

Ingredientes:
Peito de frango
Cogumelos frescos variados
Funghi Secchi Shiitake
Batata
Alho
Tomilho seco (ou fresco)
Salsinha

Manteiga
Vinho branco seco
Azeite de oliva

Fatie as batatas com cerca de meio centímetro ou mais, e corte as rodelas em quatro. Cozinhe na água com sal até ficar al dente (ela ainda vai cozinhar junto com o frango, então não deixe ficar mole demais). Passe pela água fria para interromper o cozimento e reserve.
Rasgue/quebre os cogumelos (usei mais ou menos a mesma quantidade de cada tipo) em pedaços irregulares e não muito pequenos (no caso do champignon corte em fatias não muito finas), acrescente um pequeno punhado dos shiitakes secos e misture tudo.
Acrescente o tomilho, a salsinha picada (ou seca) e a manteiga em pequenos pedaços. Acrescente o vinho (usei cerca de três taças, adicione aos poucos) branco e as batatas. Misture bem para distribuir os temperos.

Corte o peito de frango em bifes largos. Faça cortes na diagonal em cada filé de frango para  que os temperos penetrem na carne. Coloque o frango na vasilha junto com os cogumelos, tempere tudo com sal e pimenta do reino e misture bem. Reserve.
Prepara o envelope de papel alumínio (cada peito de frango vai em um envelope). Pegue um pedaço bem grande de papel alumínio e dobre ao meio, com a ajuda de um pincel, passe ovo batido nas bordas (vai servir como uma “cola”). Dobre no meio novamente. Nas laterais (onde você passou o ovo) dobre duas vezes, vincando bem. Pronto, você tem um envelope com um lado aberto, dois lados vincados e “colados” com ovo, e o quarto lado já era adobra do papel. Deu para entender? espero que sim!

Dentro de cada envelope, primeiro acrescente a marinada de cogumelos e batata, e em cima coloque o peito de frango. Distribua o restante do caldo igualmente entre os envelopes e feche bem (passando novamente o ovo batido na lateral). Lembre de dobrar duas vezes e apertar bem.
Coloque o envelope em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido (temperatura média) por 25-30 minutos.

Passados os 30 minutos, retire do forno, os envelopes estarão bem estufados. Abra com a ajuda de uma faca (cuidado com o vapor, estará muito quente!). Sirva a seguir.

Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s