Pãozinho de alho na brasa

Chegou o fim-de-semana e o sol continua firme e forte, pelo menos aqui em Recife. Nada como um churrasquinho e aquela cerveja gelada para animar o dia. E, para acompanhar o churrasco, fora o vinagrete e a farofa, é claro, a sugestão é Pãozinho de alho na brasa. Fica uma delícia, é rápido de fazer e fica pronto antes das carnes, bom pra enganar a fome enquanto não aquela picanha não sai!

Ingredientes:

1 copo de requeijão cremoso
1 pote de maionese à base de leite
Alho ralado (usar alho fresco e não os industrializados, faz muita diferença)
Mostarda dijon
Salsinha picada
Orégano seco
Pimenta do reino moída na hora
Sal
Azeite de Oliva
Queijo parmesão
Pão francês, não muito grande (pode ser pão dormido)

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha funda  e misture bem. Prove e acerte o sal.

Dica: Vá adicionando o alho aos poucos, assim não corre o risco de ficar muito forte. Vá provando e acertando os temperos. E, só por precaução, tenha mais maionese e requeijão de reserva, assim se você errar a mão no alho pode concertar acrescentando mais creme.

Com uma faca serrilhada, faça cortes na diagonal em todos os pães. Corte até um pouco mais da metade, mas sem partir o pão.
Com a ajuda de uma colher, recheie o pão com creme (coloque o recheio entre todos os cortes). Depois com o que sobrar, espalhe por cima do passando com o fundo da colher. A idéia e deixar a parte de cima bem melada, e depois ralar queijo parmesão por cima.
Agora é só colocar no espeto e levar à churrasqueira. Até dourar.

Dica2: Não deixe os pães muito próximos ao fogo, pois assim eles irão dourar muito rapidamente, mas o creme no meio ainda ficará cru e frio.

Dica3: Não tem espaço na churrasqueira ou está usando uma chapa? Então coloque os pães no forno, se tiver o modo “dourar” é ainda melhor. Fica ótimo do mesmo jeito.

Ah, e preciso dizer, esse prato é novo! 🙂 Presentinho (que eu adorei!!) da minha irmã Ana, que foi almoçar no Spoleto e trouxe este prato para mim. O Spoleto está com um projeto bem legal chamado Arte Urbana, e a parte mais legal disso (além dos pratos serem lindos) é que 6% do valor arrecadado será revertido para o Instituto da Criança. É isso, espero ter outros pratos da coleção em breve!

4 thoughts on “Pãozinho de alho na brasa

  1. momento desabafo: finalmeeeeente vou poder fazer eu mesma os pães de alho!!!! já tinha pedido essa receita centenas de vezes e dona mariana pitanga ficava regulando e não me dava!!!:~pãodelícia

  2. AHhaahahaha que mentira que eu não ficava regulando! eu só não sabia exatamente o que eu colocava pq eu nunca prestava atenção, dessa vez com a foo ficou mais fácil 😀 Alsada!!Faça mesmo, e vc ta me devendo um filé com fritas, né??

  3. HUnnnnnn, sempre quis também aprender essa receita, comia nos restaurantes/barzinhos e ficava me perguntando como era feito, enfim, agora aprendi e já tá lista de receitchenhas pra fazer, hehehehe, esa pitanga na cozinha tá ´danada messsmo! Valeu amiga. Bjoks

Deixe um comentário

