Sopa de Morango

Não, não é uma sopa salgada. É doce, e é uma sobremesa deliciosa! O resultado final é tão legal (além de gostosa, tem uma apresentação super bonita) que não parece ser tão simples de fazer, mas é! Ah, é legal chamar alguém para cozinha quando você estiver fazendo, dá pra se amostrar salteando os morangos e é muito legal a hora de flambar os morangos com a cachaça!
Tudo bem, eu admito, acho que tenho um pouquinho um pezinho na piromania 🙂 Mas é muito legal flambar as coisas, pode ser bebida, comida doce ou salgada… Inclusive o meu “desejo de consumo” atual é um maçarico (sou tão modesta)! Acho que quando eu tiver um maçarico vou sair “maçaricando” tuuuuudo! Prometo colocar o que ficar bom aqui no blog, mas agora vamos ao que interessa, a sopa.

Ingredientes:
1 caixinha de morango
Manteiga sem sal (só um pedacinho)
Açúcar (devo ter usado no máximo 3 colheres de sopa)
Anis-estrelado
Cachaça (escolha uma envelhecida de boa qualidade)
Vinho do Porto

Para montagem:
Sorvete de Nata ou Creme
Garra Sertaneja
Açúcar de confeiteiro

Lave, retire o cabinho e corte os morangos ao meio (ou em pedaços grandes, no caso dos maiores). Em uma frigideira, derreta a manteiga, adicione os morangos e algumas estrelas de anis (que vieram diretamente de São Paulo, junto com outros temperinhos e shiitakes, presente fofo de Tia Suzana! ^^).

Com o fogo baixo, vá salteando os morangos (pode misturar com uma colher de pau, mas eu sugiro tentar saltear, é mais divertido!). Rapidamente o morango começa a soltar suco. Deixe ferver até que os morangos estejam molinhos.

Quando já tiver bastante suco, acrescente o açúcar, misture e deixe ferver até que o açúcar dissolva completamente. Irá formar uma calda bem brilhosa.

Adicione uma dose bem cheia de cachaça, e em seguida, coloque fogo na cachaça. Essa é a parte mais legal, como tem bastante álcool a cachaça pega fogo facilmente, e fica uma chama alta (e linda!), faça movimentos circulares com a panela até que o fogo se apague.

Quando o fogo se apagar, acrescente um cálice de vinho do porto e deixe ferver bem. Não deixe no fogo por muito tempo, caso contrário o vinho irá reduzir muito e a calda ficará muito grossa, vai perder o aspecto de sopa.

Pronto! Sirva quente, acompanhada de uma bola de sorvete e decore com alguns biscoitinhos (no caso eu usei Garra Sertaneja). Finalize com uma estrela de anis, um raminho de hortelã (não coloquei porque eu não tinha em casa, mas vale á pena para dar uma cor a mais) e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Bom apetite!

3 thoughts on “Sopa de Morango

  1. Fulô, fiquei tão emocionada de ser mencionada no blog que agora eu vou voltar pra São Paulo e trazer mais coisas pra você, só pra ter meu nome escrito aqui mais vezes!Achei lindíssima sua sobremesa, gostosa eu só posso dizer depois que você fizer pra mim.beijão

Deixe um comentário

