Purê de macaxeira

Nem aipim, nem mandioca. Aqui é macaxeira! Pode ser como farofa, cozida com carne de sol, queijo coalho ou carne guisada, frita (no lugar da batata, é infinitamente melhor), no escondidinho… e, é claro como um saboroso purê.
Por ser mais “pesada” e “grossa”, fazer purê de macaxeira dá um pouco mais de trabalho do que o purê de batata. Ainda mais nesse caso, que eu queria um purê liso e mais molinho, quase um creme (mas não tão mole).
A dica é: utilize uma macaxeira que cozinhe bem, seja na pressão ou na panela normal, cozinhe até que ela fique quase se desmanchando. Só retire da água na hora de passar pelo espremedor, e a água deve está bem quente. Assim, evita que grude tudo dentro do espremedor. Caso comece a grudar, passe o espremedor na água do cozimento ou coloque um pouco da água junto com a macaxeira na hora de espremer.

Ingredientes:

macaxeira cozida
Leite integral
manteiga
noz moscada
pimenta do reino
mostarda dijon (só para temperar, o sabor da mostarda não deve ficar acentuado)
sal

Passe a macaxeira pelo espremedor de batata, acrescente parte do leite e os demais ingredientes. Ligue o fogo e misture bem. Rapidamente a macaxeira irá absorver o leite, então vá colocando mais até obter uma mistura mais pastosa.

Mesmo com a macaxeira bem cozida, o purê ficará liso, então, com a ajuda de um mixer, vá batendo a mistura até conseguir um creme liso e homogêneo. Caso ainda esteja muito grosso adicione mais um pouco de leite. Verifique o tempero e junte o restante da manteiga, misture bem e desligue o fogo. Está pronto para servir.

Sirva bem quentinho como acompanhamento do Filé com crosta de castanha ou com outras carnes. Fica ótimo com carne de charque! Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s