Filé com crosta de castanha-do-pará

A ideia: fazer um jantar onde o prato principal fosse alguma receita com carne, neste caso, filé mignon. Mas não poderia ser qualquer receita de filé, queria algo com toques regionais, para dar um sabor bem brasileiro ao jantar.
Então comecei a pensar o que poderia fazer, quais ingredientes eu poderia misturar para dar certo, queria arriscar, mais não muito, vai que não dava certo, tinha convidado para o jantar (por isso mesmo, e pela falta de tempo, que eu escolhi filé, difícil estragar uma boa carne, não é? poderia ter usado charque, mas não tive tempo de dessalgar…). Então, alguns ingredientes começaram a vir em minha mente e “pá!” pareciam combinar… Filé, macaxeira, castanha e banana comprida…
Tudo bem, que a ideia inicial era chips de macaxeira com purê de banana comprida, mas não senti muita confiança em fazer o purê de banana dessa vez (mas está na lista para uma próxima receita), então decidi fazer Filé com crosta crocante de castanha, acompanhado de purê de macaxeira com chips de banana comprida.

Ingredientes

Crosta de castanha-do-pará:
Pão italiano (ou algum pão com a casca dura ou dormido)
Queijo parmesão
Castanha-do-pará
manteiga
Pimenta do reino
Sal
Pimenta rosa
Salsinha desidratada
Azeite de oliva

Para a carne:
Filé mignon
Ramos de alecrim
Alho
Sal e pimenta do reino
Azeite de oliva
Vinho tinto

Comece preparando a farofa: Com a ajuda de um processador, faça uma farofa com o pão (não precisa ficar muito fina, só não deixe nenhum pedaço muito grande), faça o mesmo com a castanha-do-pará, a diferença é que você deve deixar alguns pedaços maiores (eu piquei parte com a faca e a outra parte triturei no processador). Rale o queijo parmesão no ralo fino e pique grosseiramente a pimenta rosa com a salsinha.
Junte todos os ingredientes secos em uma vasilha grande, adicione a manteiga levemente amolecida (alguns segundos no microondas) e um fio de azeite. Misture com um garfo até formar uma farofa grossa e úmida, acerte o sal e a pimenta-do-reino e reserve.

Para a carne: Tempere o filé com sal e pimenta do reino dos dois lados. Em uma frigideira grande, coloque azeite, ramos de alecrim e meia cabeça de alho. Coloque o filé e deixe dourar levemente dos dois lados (o meio da carne deve permanecer crua para que termine de assar no forno). Coloque os filés em uma travessa e reserve.

Quando todos os filés estiverem prontos, pegue um punhado da farofa de castanha, pressione levemente nas mãos e depois coloque em cima de cada filé, pressionando para que forme uma crosta grossa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 5-7 minutos para  que a carne termine de cozinhar e a crosta de castanha fique dourada. Se o forno tiver a opção da chama em cima (não sei como se chama, mas serve exatamente para dourar os alimentos) fica pronto ainda mais rápido. Cuidado para não deixar a carne passar do ponto.
Enquanto isso, na mesma panela em que a carne foi dourada, diminua o fogo e coloque cerca de uma taça de vinho tinto. Tempere com um pouco de sal e pimenta, e com um garfo esmague os dentes de alho para soltar mais o sabor. Deixe reduzir à metade e passe por uma peneira fina. Não é um molho grosso, é apenas um caldo para “decorar” o prato e acrescentar um pouco mais de sabor ao mesmo.

 Retire a carne do forno, arrume nos pratos com o purê de macaxeira, as bananas e uma colher do caldo de vinho em volta, o que eu esqueci de fazer antes da foto.. só lembrei quando estávamos todos na metade do jantar e minha mãe falou “Minha filha, tem um vinho aberto na cozinha, porque você não traz pra cá?”… Mas não esqueçam, vale a pena. Bom apetite!

Anúncios

One thought on “Filé com crosta de castanha-do-pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s