Peixe no sal grosso

Fazia um tempão que eu queria fazer esta receita, mas nunca tinha uma boa oportunidade, desculpa, ou um bom peixe para cozinhar. A única coisa que eu tinha era o sal grosso, o que, inclusive fez meus pais se perguntarem, meu pai com um ar de “que doidice é essa”, “Quem comprou tanto sal grosso e pra quê?!”, era a pergunta que os dois se faziam quando entrei na cozinha… é  eu comprei 4 quilos de sal grosso e não tinha nenhum churrasco para um batalhão à vista, disse que era para o peixe no sal grosso (que eu já tinha dito para os dois o quanto eu queria fazer), enfim tudo esclarecido, mas ainda sem peixe…
Até que dei sorte. Certa manhã, fui ao mercado e lá estava, esse peixão lindo e fresco! Tudo o que eu queria (é engraçado como as pessoas que cozinham ficam felizes com as coisas mais bizarras!! Nunca me imaginei ficando feliz por encontrar um peixe fresco no mercado, vai entender). Volto pra casa, feliz e contente com meu peixe (apesar de frustrada por não ter encontrado alecrim fresco), arrumo tudo na cozinha para começar a receita, quando estou temperando o sal (é! na receita vocês vão ver) entra na cozinha Camila, minha cunhada, olha para a quantidade de sal e diz: “Pra que esse sal todo Mari?”, eu respondo: “Vou fazer um peixe no sal grosso”, Camis, com uma cara muito desconfiada diz: “E qual o tamanho desse peixe?!”, disse logo que tinha histórico de pressão alta na família e perguntou, só pra garantir, se teria outra coisa pra almoçar… Eis que entra meu irmão, e Camis vira para Paulo e diz “Olha a quantidade de sal que Mariana vai colocar no peixe”, meu irmão chega junto, olha pra vasilha, olha pra mim e diz: “Doida, isso tá errado! Tá vendo não, tá errado!”. Eu só fiz rir. Não era possível ficar salgado, eu não tirei essa ideia da minha cabeça, ja vi em mais de um livro de receitas e também vi o Chef Claude Troisgros fazendo (foi inclusive, depois que o vi preparando a receita no programa Menu Confiança, que fiquei com essa ideia fixa em mente), então, não poderia dar errado.
Fiz apenas algumas modificações já que não encontrei o mesmo peixe que ele usou e nem o bendito alecrim fresco (que eu sempre acho). Mas foi bom, assim vocês também não precisam ficar presos a esses temperos. Usem a criatividade e muitas ervas.

 Ingredientes:
1 cioba inteira limpa e COM as escamas (essa daí tinha cerda ce 1,5kg)
2kg de sal grosso
2 claras
1 cabeça de alho
Salsa fresca (pode trocar por alecrim, cebolinha, tomilho, sálvia…)
2 Folhas de louro
Alecrim seco*, Tomilho seco*
Pimenta do reino
Azeite de oliva

*se tiver as ervas frescas fica ainda melhor.

Em uma vasilha, misture o sal grosso, meia cabeça de alho ralada, um punhado de salsa picada, um punhado de alecrim seco (ou fresco picado), um punhado de tominho, a pimenta do reino e as duas claras. Misture bem até que todo o sal fique temperado e umedecido pelas claras.
Em uma travessa grande (veja uma que caiba o peixe inteiro, ou quase inteiro) faça uma generosa camada de sal grosso e reserve.


Passe um fio de azeite sobre o peixe e espalhe com as mãos, tempere o peixe inteiro com pimenta do reino moída na hora (por dentro e por fora), e, na cavidade da barriga do peixe, coloque meia cabeça de alho (pegue um alho inteiro e corte na metade, com casca e tudo), um ramo de salsa e algumas folhas de louro.
Cubra o peixe com o restante do sal grosso e aperte bem para fazer uma camada firme e homogênea.
Coloque o peixe no forno previamente aquecido, e deixe lá por cerca de 40-50 min, ou até que o sal ganhe uma coloração dourada e a crosta fique bem dura.

Quanto o peixe estiver pronto, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos (apenas para não ficar tão quente e facilitar na hora de  quebrar a crosta de sal). Com a ajuda de um cutelo, quebre o sal grosso em toda a volta do peixe, quanto menos  o sal se esfarelar melhor.

Com a ajuda de uma faca solte a pele do peixe junto à barriga e puxe até o final. Como foi cozido com as escamas, a pele fica mais grossa e durinha, fácil de retirar. Agora é só servir com limão e acompanhado de batatinhas com pimentão (esta receita eu coloco aqui essa semana). Bom apetite!!

Anúncios

One thought on “Peixe no sal grosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s