Salada de fruta bolinha

Para fazer uma salada de fruta não tem nenhum mistério, cortar diversas frutas, misturar todas e servir bem gelado. Partindo desse princípio é possível criar diversas variações, mais frutas, menos frutas, pedaços grandes, ou cortados em cubos pequenos, com caldo, sem caldo, com creme de leite, leite condensado, sorvete, chantilly, iogurte…
E ótima no café da manhã, ou como sobremesa, ou para um lanchinho fora de hora ou mesmo na praia num dia bem quente. Leve e saudável (as opções sem creme de leite ou leite condensado, claro) é ótima em dias quentes e para ter uma opção de lanche saudável para as crianças.
A que eu vou mostrar aqui é bem simples, não tem o boleador tudo bem, corte em cubos médios, mas se você tem crianças em casa uma coisa é certa, elas vão adorar as bolinhas…

Ingredientes:
Melão cantaloupeMelancia
Uva Isabel
Folhas de hortelã
Iogurte desnatado cremoso
Mel (opcional)
Açúcar de hortelã* (opcional)

Lave e corte o melão ao meio. Retire as sementes e com a ajuda de um boleador faça retire toda a polpa do melão fazendo bolinhas. Reserve. Com uma colher retire as aparas que ficam depois de retirar as bolinhas ate que o interior do melão esteja mais uniforme, não retire muito a poupa para não ficar muito fino e quebrar. Reserve.
Corte a melancia e repira o processo, faça mais ou menos a mesma quantidade de bolinhas. Junte as bolinhas de melão e melancia e acrescente algumas uvas (previamente lavadas).
Pique as folhas de hortelã finamente, junte às bolinhas e misture bem. Cubra e leve a geladeira ou freezer (cuidado para não esquecer e congelar) por alguns minutos ou até a hora de servir.
Na hora de servir, divida a quantidade da salada entre as duas metades do melão (como um bowl).
Sirva com iogurte natural/desnatado bem cremoso e mel, decore com um raminho de hortelã.

Dica: Caso as frutas não estejam tão docinhas você pode fazer um “açúcar de hortelã” para misturar com as frutas pouco antes de servir (a quantidade deve ser bem pouca para não ficar muito doce e perder o sabor natural das frutas). Caso utilize o açúcar, eu sugiro não utilizar o mel.

Para o açúcar de hortelão você vai precisar de: duas ou três colheres de açúcar cristal e um punhado de folhas de hortelã picadas. Junte tudo em um pilão e macere bem até que o açúcar fique bem úmido e esverdeado. Acrescente cerca de uma colher de sopa por porção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s