Pastéis à oito mãos

Fim-de-semana à vista e sol que promete aparecer… Quer uma sugestão? Junte os amigos/Família + cerveja gelaaaada + bom petisco. Combinação perfeita! Quer uma ideia de petisco? PASTEL!
A idéia de fazer esse petisco surgiu porque eu tenho duas amigas viciadas em pastel! Thaís (Tatinha) é o terror do Bar Urca (RJ), ela simplesmente come T-O-D-O-S os pastéis de camarão de lá. E, Cybelle (Cyba), SEMPRE quando vai para um bar tomar um choppinho, qual o acompanhamento? Uma porção de pastel.
Então fiz este “banquete” para elas. Três sabores de pastel e cerveja gelada.
E, pastéis a oito mãos, porque estávamos eu, Cyba, Tatinha e Bali aqui na cozinha. Eu preparava os recheios, Tatinha misturava tudo, Cyba ficava no meio “observando para aprender” e Bali, que estava com o pé engessado, foi poupada no início do processo…
Quando todos os recheios estavam prontos, limpamos tudo e montamos a linha de produção: Eu colocava o recheio, Cyba fechava os pastéis, Tatinha fritava e Bali cuidava do prato com o papel toalha e tirava algumas fotos. Funcionou, e o resultado é esse aqui:

Pastel de Palmito

Ingredientes:
Palmito pupunha em conserva (aqui não se encontra o natural)
Cebola
Salsinha
Requeijão cremoso
Manteiga
Sal e pimenta-do-reino

 Pique a cebola e refogue com um pouco de manteiga até que fique transparente (não precisa dourar). Escorra os palmitos e corte-os em cubinhos, adicione-os à cebola refogada e deixe refogar por mais ou menos 5 minutos misturando para não queimar.

Acrescente um punhado de salsinha picada, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, e refogue mais um pouco. Acrescente o requeijão, não coloque muito para que não fique mole e difícil de utilizar. Reserve.

Quando estiver frio (ou morno) recheie os pastéis. Não coloque muito, pois fica difícil de fechar e o pastel pode abrir ao fritar.

Pastel Caprese

Ingredientes:
Queijo coalho
Tomate
manjericão
requeijão
Sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva

Lave, retire a pele e as sementes do tomate e corte em cubos pequenos. Rale ou processe o queijo coalho. Em uma vasilha junte o queijo processado, os tomates picados, folhas de manjericão (bastante), uma colher de sopa de requeijão (o suficiente para umedecer a mistura) e tempere com sal, pimenta e azeite. Recheie os pastéis da mesma maneira.

Pastel de Camarão

Ingredientes:
Camarão médio descascado e pré cozido
Cream cheese (bastante)
salsinha picada
suco de limão (cerca de um limão para cada potinho de cream cheese)
sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva

Tempere os camarões com um pouco de sal e pimenta e reserve. Misture todos os ingredientes, exceto o camarão, misture bem até formar uma pasta homogênea. Coloque uma colher com creme de queijo sobre a massa, coloque dois camarões (para disco de massa pequeno) e feche como os demais.

Pastéis prontos, aqueça uma panela com óleo, que precisa estar bem quente. Vá colocando os pastéis aos poucos e com cuidado.

Deixe dourar de um lado e vire. Deixe dourar do outro, retire do óleo, escorra um pouco e coloque em um prato com papel absorvente.

Anúncios

2 thoughts on “Pastéis à oito mãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s