Filé Saint Peter com molho de manga

A primeira, e única, vez que comi peixe com molho de manga foi quando fui com minha irmã para Fernando de Noronha. Fomos convidadas pelo pessoal do Mergulho para jantarmos na casa deles. Um verdadeiro banquete! De uma simplicidade e um cuidado singular (como diria Fernanda Takai: “quanto mais simplicidade ai ai mais sincero o bom dia”), e um sabor que só estando em Fernando de Noronha para sentir. Nunca esqueci do sabor daquele peixe, infelizmente não lembro muito do que tinha nele ou qual era o peixe… Então resolvi fazer uma versão para ele, tenho que admitir, ficou muito bom, mas ainda longe daquele de Noronha… Talvez se eu tivesse lá…

Ingredientes:
Filé Saint Peter, cerca de 1-1,5kg (Saint Peter é uma espécie de tilápia, a tilápia vermelha)
1 cebola grande 
3 mangas-rosa
1 dente de alho
Suco de 2 laranjas
Azeite de oliva
Mostarda
Gengibre ralado
Tabasco
Pimenta do reino
Sal

Em uma panela refogue a cebola picada em um fio de azeite (a idéia é usar pouco azeite para obter um prato mais leve e saudável) até ficar transparente (caso fique muito seco e comece a queimar o fundo coloque um pouco de água e tampe). Enquanto refoga, descasque e corte as mangas em cubos. Junte à manga com a cebola e tempere com uma colher de sopa de mostarda, um pouco de gengibre ralado (um pouco menos de uma colher de sopa), sal e pimenta do reino e gotas de tabasco à gosto. Deixe refogar por cerca de 5 min ou até a manga está bem macia.

Em um liquidificador, coloque o suco de duas laranjas e adicione o refogado de manga e cebola. Bata bastante na velocidade alta até obter um creme liso e espesso. Enquanto o liquidificador faz o trabalho dele, tempere o peixe com sal e pimenta do reino dos dois lados.
Para montagem: em um refratário coloque parte do creme de manga no fundo (verifique os temperos, se necessário acrescente mais sal e pimenta e misture) e por cima vá arrumando os filés de peixe até cobrir todo o fundo. Corte os pimentões coloridos em rodelas, e coloque-os por cima do peixe, cubra com uma porção generosa do creme de manga. No caso como tinha mais peixe eu ainda fiz uma pequena camada no centro, seguindo a mesma ordem.

Finalize com salsinha picada, pimenta do reino e um fio de azeite. Leve ao forno médio, pré-aquecido até que tudo esteja fervendo. Não sei exato quanto tempo leva, mas é fácil verificar se o peixe já está cozinho, basta usar um garfo para conferir a textura e a cor.

Sirva bem quente acompanhado com um arroz leve de abobrinha com castanha do pará (amanhã coloco a receita aqui!). Bom apetite!

PS: Sobrou creme de manga, talvez duas mangas e um pouco menos de cebola seja o suficiente, mas também não tem problema, guarde na geladeira que já tenho outra receita em mente…

Anúncios

7 thoughts on “Filé Saint Peter com molho de manga

  1. Olá Mariana com certeza meu comentário não será tão sutil quanto da sua amiga!!Parabens está ótimo com certeza vamos trocar ideias, alias esta técnica do sal grosso também e usada em várias carnes , eu adoro. Noto que vc tem uma queda pela fruta manga.Seu blog está excelente, um abraço Mario Pimentel.

  2. Obrigada Mário! É verdade não tinha notado muito, apesar de gostar muito de manga, lembra a infância na casa da minha avó 🙂 E essa época do ano é bom aproveitar! Vamos trocar ideias sim, tenho até que passar lá pra provar algumas saladas!abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s