Salada Califórnia: Manga + Kani + Agrião

Está chegando a época das mangas. As árvores estão floridas, e daqui a poucos meses teremos manga-rosa e manga-espada em todas as esquinas.
Manga é uma frutaque me lembra a infância. Na casa da minha avó tinha duas mangueiras enormes, uma de manga-rosa e outra de manga-espada, eram as mangas mais gostosas que existiam, no fim de novembro o pé já estava cheio, e tinhamos manga até pelo menos o início de fevereiro.
Eu acho que boa parte das casas antigas, espalhadas pelos bairros mais bucólicos e afastados (só para deixar claro, Engenho do Meio se encaixa nos bairros bucólicos! Não me venham com gracinha dizendo que eu moro longe!) do Recife tem ou tinham uma mangueira no quintal.
Hoje em dia eu trabalho no Poço da Panela (falando em bucólico…), repleto de casarios antigos e, é claro, dezenas de mangueiras. Só aqui no meu trabalho devem ter umas cinco árvores, o que eu tenho que admitir, é um problema quando ficam repletas de mangas: acaba com o estacionamento! Quem é louco de estacionar seu carro em baixo de uma mangueira carregada?

Mas enfim, depois desse texto tão nostálgico, vamos ao que interessa: a receita! (Prometo que não vou escrever muito).

Ingredientes:

Salada:

Um maço de agrião
2-3 “palitos” de kani descongelados
1-2 fatias grossas de manga-rosa
Gergelim
Pimenta do reino à gosto

Molho:
Gengibre ralado (cerca de meia colher de sopa)
Cebolinha picadinha (uma colher de sopa cheia)
Azeite de oliva
Shoyo
Wasabi (opcional – sugiro que se for utilizar o wasabi diminuir a quantidade de gengibre)

Para o molho: Descasque e rale um pequeno pedaço de gengibre e pique a cebolinha. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e reserve.



Para a salada: Lave e seque bem o agrião. Em um prato grande arrume as folhas (e talos) no centro do prato. Descasque a manga, corte a lateral no sentido do comprimento, e depois corte em tiras não muito finas, em seguida corte o kani em duas ou três fatias (também no sentido do comprimento) e arrume as tiras, intercalando manga e kani, por cima do agrião.
Tempere com pimenta do reino e sirva com o molho à parte. Não coloque sal, o shoyo já é salgado o suficiente.

5 thoughts on “Salada Califórnia: Manga + Kani + Agrião

Deixe um comentário

