Ricota temperada

Quatro ingredientes, temperos básicos e algumas torradas. Está pronta uma ótima entradinha para receber os amigos ou família em casa para uma noite de vinhos ou, por que não, cerveja…

Ingredientes:
Ricota (compre uma bem úmida)
Passas brancas
Pimenta rosa
Cebolinha
Azeite, sal e pimenta do reino à gosto.
Realmente eu não sei dizer a quantidade exata de cada ingrediente que foi utilizado, mas é simples, você pode acrescentar o quanto quiser de cada um, o que importa é que ao misturar tudo você possa ver todos os ingredientes, para que o sabor se espalhe por toda a ricota.
Em uma tábua coloque  um pequeno punhado da pimenta rosa (ela não é picante, não se preocupe), e com uma faca quebre ela em pedaços grandes, pique a cebolinha (bem picadinho) e reserve.
Pique grosseiramente as passas brancas, coloque em um recipiente e cubra com água. Leve ao microondas por no máximo 1 minuto (para que as passas hidratem um pouco), escorra bem o líquido e reserve.
Para a ricota você tem duas opções, a 1ª é: corte a ricota em cubos grandes e passe no processador até obter um creme espesso; ou, a 2ª opção é: esmague 2/3 da ricota com um garfo (esmague bem) e processe o restante até ficar bem cremosa, por isso é necessário que a ricota seja úmida, caso não fique cremoso acrescente, aos poucos, iogurte natural desnatado. 

Agora basta misturar bem todos os ingredientes e temperar com um pouco de sal, pimenta-do-reino e bastante azeite de oliva extra virgem.

A diferença dos dois modos de preparo é a textura e a finalização para a hora de servir. A 1ª ficará mais cremosa, como um patê, basta colocar o creme em pequenos potinhos de cerâmica e servir com torradas. Já a segunda, dá um pouquinho mias de trabalho, mas a apresentação fica linda. Como o creme fica mais grosso, é possível moldar a ricota em pequenas bolinhas (do tamanho de uma noz). Leve as bolinhas à geladeira, e na hora de servir, arrume as bolinhas em um potinho de cerâmica ou vidro e cubra com azeite de boa qualidade. Salpique com alguns grãos de pimenta rosa e, se tiver (não é tão necessário) um pouco de sal marinho.

Anúncios

3 thoughts on “Ricota temperada

  1. Na parte de temperos secos no pão de açúcar, tem da cia. das ervas e de outra marca que vem em um saquinho. Ou então na Engenho Casa forte, acho que até no hiper tem (tem um stand da c ia.das ervas)… Bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s