Cerveja é bom para beber e para cozinhar: Carne com cerveja escura

Enfim, uma receita de carne! Não, eu não sou vegetariana ou nada parecido com isso, mas, realmente, eu como pouca carne, e, por isso, eu não sou muito boa em receitas com carne.
Mas, eu estava sentindo falta de receitas com carne por aqui, então, resolvi fazer essa, que fica ótima acompanhada com pão. Como foi a primeira vez que fiz, e como eu já falei, não tenho muita habilidade com carne, poderia ter ficado melhor. Por isso, no meio da receita vão aparecer algumas dicas ou parênteses, de coisas que eu acho, que se forem acrescentadas ou modificadas, a receita ficará ainda mais gostosa.
No final de tudo o que realmente importa é que todo mundo que comeu aprovou, então vamos à receita…

Ingredientes:
Carne vermelha cortada em tiras (se for filé, melhor ainda)
Champignon
Caldo de carne
Cerveja escura (escolha uma que não seja muito doce)
Vinagre balsâmico
Cebola
Manteiga
1 ramo de alecrim
Coentro e/ou cebolinha
Azeite de oliva
Farinha de trigo
Sal e pimenta do reino
1 pão italiano redondo para servir

Limpe e corte a carne em tirinhas, ou compre já assim que é bem mais fácil. Em uma vasilha coloque a carne, com a cerveja (usei uma garrafa de 350ml), parte do caldo de carne, um pouco de vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino moída e um ramo de alecrim. Deixe marinar por alguns minutos.
Com a ajuda de uma peneira, escorra bem todo o líquido da carne (não jogue fora esse líquido, ele vai ser utilizado).
Em uma frigideira grande, esquente um pouco de manteiga com um fio de azeite. Quando estiver bem quente coloque a carne, refogue rapidamente e reserve (coloque numa travessa aquecida e cubra com papel alumínio, assim a carne não esfria).

Dica 1: Como a idéia era servir como petisco e não como prato principal teria ficado bem melhor com pedacinhos menores de carne. Se você já comprar a carne em tirinhas eu sugiro cortar cada tirinha ao meio.

Dica 2: Escorra BEM a carne para que ela, ao ser refogada, não solte tanta água. Deixe o fogo alto e a panela bem quente e não coloque toda a carne de uma vez. Vá refogando aos poucos, se preciso, coloque mais manteiga a cada nova porção de carne.

Na mesma panela em que a carne foi refogada aqueça mais um pouco de manteiga e regogue a cebola picada em cubinhos, quando estiver bem dourada acrescente a farinha de trigo e misture bem. (Vai virar uma massa toda grudada, não se preocupe é assim mesmo)

Acrescente lentamente o caldo da marinada (sem o ramo de alecrim), e mexendo sempre com um fuê para dissolver a farinha e não empelotar (se isso acontecer não se preocupe, continue mexendo até obter uma mistura homogênea). Acrescente o restante do caldo de carne e a outra cerveja. Deixe ferver, misturando de vez em quando.

Dica 3: Não use muito caldo de carne, eu usei cerca de 400ml, acho que 200-300ml é mais do que o suficiente.

Dica 4: Pode demorar um pouco, mas o molho vai encorpar. O ideal é que, após levantar fervura, você reduza a chama e deixe reduzir, mexendo de vez em quando. Vai levar algum tempo. Se  estiver sem tempo ou paciência, dilua uma colher de maisena em um pouco de água e acrescente ao molho. A maisena faz com que o molho engrosse rápido, então não coloque muita maisena (se não vai virar um mingau de carne).

Quando o molho engrossar, acrescente os champignons  cortados ao meio (os maiores corte em três) e a carne reservada. Cozinhe por alguns minutos, verifique o tempero, caso seja necessário acrescente sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo e finalize com cebolinha picada.

Dica 5: Acrescente um pouco de queijo gorgonzola picado antes de retirar do fogo, misture bem até que o queijo derreta.

Finalização: Corte a tampa do pão italiano, pincele por dentro com azeite e leve ao forno por alguns minutos (Não deixe muito tempo, caso contrário o pão vai virar uma grande torrada). Retire do forno e recheie com a carne (bem quente). Por cima coloque um pouco de gorgonzola, coentro (ou cebolinha), um pouco de vinagre balsâmico e um fio de azeite.

Anúncios

4 thoughts on “Cerveja é bom para beber e para cozinhar: Carne com cerveja escura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s