"Eita sopinha quente" – Sopa de cebola com pão e queijo gratinado

Por aqui o inverno está acabando, apesar de que, para nós nordestinos, isso não faz muita diferença. Faça chuva ou sol (frio é difícil por aqui), nós comemos pirão, peixada, cozido, feijoada, dobradinha, sarapatel… Só comida “leve”! Realmente, a comida quente mais leve que comemos é sopa, então vamos lá para mais uma receita, não muito regional, mas deliciosa.

Fazer uma sopa de cebola caseira não e difícil e fica infinitamente melhor do que essas sopas instantâneas (fora que você pode congelar para usar depois), deixe essas sopinhas em pó para temperar um peito de frango antes de assar (coloco essa receita aqui qualquer dia desses).


Ingredientes
Para a sopa:
Cebola branca
Alho

Manteiga
Farinha de trigo
Caldo de carne, bacon ou legumes
Vinho branco seco
Sal, pimenta-do-reino e noz moscada

Para a montagem:
Pão italiano ou baguette
Mostarda Dijon
Queijo (usei parmesão -era o que eu tinha em casa, mas também pode ser gruyere)

 

Corte as cebolas ao meio e depois em fatias finas. Em uma panela, aqueça a manteiga e acrescente o alho picado e a cebola. Tampe, e refogue em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar, até que a cebola esteja bem caramelizada. Caso seque muito rápido e a cebola comece a queimar acrescente um pouco do caldo.

Quando a cebola estiver bem dourada, acrescente a farinha de trigo (cerca de uma colher de sopa cheia para cada cebola utilizada), misture bem até incorporar completamente a farinha.

 
Adicione o vinho aos poucos (devo ter usado pouco menos de uma taça) e vá mexendo até dissolver a farinha e reduzir o vinho (fica bem grosso, mas não se preocupe).

Vá acrescentando o caldo (cerca de 500ml, eu utilizei caldo em pó – é melhor que não tem gordura – dissolvido em água quente) e mexendo bem. Tempere com sal (caso o caldo não seja salgado), pimenta do reino e noz moscada. Deixe ferver por alguns minutos até engrossar.

Enquanto isso, corte o pão em fatias de cerca de dois centímetros, e passe uma generosa camada de mostarda dijon e leve ao forno pré-aquecido.

Para montagem: coloque a sopa em um bowl de cerâmica e posicione as torradas em cima. Rale o queijo no ralo grosso e coloque um bom punhado em cima das torradas. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida. A sopa sai do forno muito quente, então cuidado (eu estava com fome, resultado: queimei minha língua!).

Dica: Sirva a sopa acompanhada de um bom vinho branco, e bom apetite!
Anúncios

2 thoughts on “"Eita sopinha quente" – Sopa de cebola com pão e queijo gratinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s