Quadrados de massa folhada com pera e chocolate

Pera definitivamente combina com chocolate (de preferência chocolate amargo), então tive a ideia de juntar estes dois ingredientes, resultado: uma ótima sobremesa!

Resolvi fazer esta sobremesa numa noite que minha irmã, que está morando no Rio, veio nos visitar, e ela já tinha dito: “Quando eu for visitar vocês, você vai ter que cozinhar algo pra mim, é injusto eu ficar só olhando as fotos”… Então, comecei a pensar no que fazer, alguma coisa rápida, já que ela iria chegar na noite de uma quinta-feira. A receita escolhida foi esta, e para deixar tudo ainda mais prático usei Pera em calda (elas já veem descascadas, sem semente e molinhas) e massa folhada (já aberta), tudo pela praticidade!

Se não encontrar a pera em calda (ou não estiver com tanta preguiça como eu) pode fazer com pera normal, basta descascá-las, cortar em cubinhos e cozinhar rapidamente com um pouco de água e açúcar (só um pouco até ela começar a ficar molinha e a água secar).

Ingrediente:

1 barra de chocolate amargo (pelo menos 55% cacau)
1 pacote de massa folhada pronta
1 lata de peras em calda
1 ovo pequeno (para pincelar)
Farinha de trigo para enfarinhar a bancada

Escorra as peras e corte-as em cubinhos (pode cortar também em fatias), pique o chocolate. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa (neste caso desenrole, já que eu comprei a massa folhada já aberta). No centro de cada quadrado, coloque uma porção da pera picada e por cima um pouco do chocolate.

Junte as pontas opostas do quadrado e aperte as laterais para fechar bem. Pincele cada trouxinha com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Dica: Antes de fechar as trouxinhas pincele as laterais do quadrado de massa com um pouco de ovo batido, isso vai ajudar “colar” a trouxinha e evitar que ela se abra no ao ir ao forno, eu esqueci de fazer isso e algumas trouxinhas se abriram.
Pode ser servida quente ou à temperatura ambiente, com sorvete ou salpicada com açúcar de confeiteiro (faça o seguinte: coloque o quadradinho no centro do prato, coloque o açúcar de confeiteiro em uma peneira fina e peneire um pouco sobre a trouxinha, decore com uma folhinha de hortelã e duas fatias finas de pera cortadas em meia lua e com a casca, fica lindo), ou, no meu caso, já que eu não tinha o açúcar nem as peras em casa, espalhe um pouco de nutela no prato, e salpique com lascas de amêndoas (ou avelãs), não tem como ficar ruim!
P.S.: O mais estranho desse post foi escrever, mais de 10 vezes, “pera” e não “pêra”. (Segundo a nova ortografia, “pera” não tem mais acento, estranho, né?).
Anúncios

3 thoughts on “Quadrados de massa folhada com pera e chocolate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s