Ovo no potinho: jantar prático depois de um longo dia de trabalho

Como essa semana será bem curta, nada melhor do que uma sequência de receitas rápidas e práticas para fazer a semana passar ainda mais rápido.  Então resolvi começar esta semana (apesar de já ser quarta-feira) com uma receita de ovo. Esta receita é ótima porque realmente não dá trabalho você pode preparar para uma pessoa ou para seis que não vai fazer diferença.
Ah, o nome que se dá a esse tipo de receita é Cocotte, que em francês significa “caçarola”, isso é, ovo cozido em uma caçarola, nesse caso, pequenos potinhos individuais (ramequins ou outros potinhos de cerâmica).



Ingredientes (para dois potinhos):
4 ovos (fiz a porção com dois ovos por pessoa porque os ovos eram MUITO pequenos)
4 colheres de sopa (bem cheias) de creme de leite fresco
Shimeji fresco (usei menos da metade da bandejinha que vende no mercado)
Lascas de queijo parmesão
Cebolinha picada
Azeite
Sal, pimenta do reino e noz moscada

Aqueça o forno e coloque uma travessa com água para esquentar. Assim, quando estiver tudo pronto, a água já estará quente para cozinhar os ovos no banho-maria. Enquanto isso refogue os cogumelos em um pouco de azeite (ou manteiga) com as cebolinhas picadas. Não precisa refogar muito, no máximo 1 minuto, na verdade talvez dê pra fazer sem refogar, da próxima vez eu tento e digo se funcionou. Divida a quantidade de cogumelos em dois potinhos de cerâmica e tempere com um pouco de pimenta do reino moída na hora.

Por cima dos cogumelos coloque as lascas de parmesão e, com cuidado para não quebrar as gemas, coloque os ovos (se for um ovo grande basta um por porção). Tempere com um pouco de sal.

Coloque o creme de leite por cima dos ovos, tempere com pimenta do reino e noz moscada e finalize com um pouco de queijo ralado por cima. Leva ao forno em banho-maria por cerca de 15 minutos (depende de como você quiser a gema pode deixar até uns 25 minutos, ela fica bem durinha).
 Pronto, depois é só servir quentinho acompanhado de pão ou torradas. 

Anúncios

8 thoughts on “Ovo no potinho: jantar prático depois de um longo dia de trabalho

  1. Oi May, tenta sim, fica uma delícia! E esse shimeji refogadinho dá para várias receitas, colcoar em cima de uma torrada como uma bruschetta, dentro de uma pacotinho de maça folhada assada no forno e até puro! Beijo

  2. Fiz essa receita mas aproveitei pra usar o que tinha na geladeira e coloquei espinafre refogado ao invés do shimeji! Ficou uma delícia! Mas ainda vou fazer com os cogumelos, assim que der pra fazer uma visitinha na Liberdade.Beijo

  3. Oi May, eu adoro espinafre! Deve ter ficado ótimo! Essa receita é boa porque dá para você fazer com quase tudo :)Testa com o shimeji, eu sou suspeita pra falar porque sou viciada em cogumelos, mas fica uma delicia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s