Filé de peixe ao molho curry e especiarias

É incrível o que algumas ervas e especiarías podem trazer a uma receita. Aromas e sabores tão diferentes e ao mesmo tempo tão familiares. O curry é muito usado na culinária indiana, assim como as especiarías. Além de ser uma culínaria cheia de sabor, é uma culinária cheia de cores. O curry tem um tom amarelo ocre forte e marcante (assim como o seu sabor), para quem não está acostumado pode colocar um pouco menos, mas para aqueles que gostam de sabores marcantes é um tempero ideal. Esta receita eu fiz com filé de Tilápia (deve ficar bom com surubim, merluza, pescada amarela, linguado…) e com peito de frango cortado em cubos ou tirinhas.
Ah, apesar da quantidade de ingredientes ser grande, a receita é bem fácil de fazer!

Peixe, temperos, condimentos, ervas e especiarías.

Ingredientes:
Cinco filés de tilápia
Duas cebolas medias bem picadinhas
Dois tomates grandes e maduros bem picado
Um pimentão verde cortado em tiras finas 
Coentro picado
Alecrim picadinho
Alho
Uma ou duas pimentas dedo-de-moça picadinhas (sem as sementes)
Cerca de 200 ml de caldo de peixe ou legumes
Uma garrafa pequena de leite de coco
Azeite de oliva
Óleo de gergelim
Anís-estrelado
Canela em pau
Açafrão em pó (cerca de meia colher de sopa)
Curry em pó (pelo menos uma colher de sopa cheia)
Páprica picante em pó (só um pouco)

Nóz moscada

Comece picando as cebolas, os tomates, o alho e as pimentas, deixe tudo bem picadinho. Corte o pimentão em tiras finas no sentido do comprimento, aproveite e já pique o alecrim e o coentro (o coentro não precisa ser tão fininho). Pronto, este vai ser o maior trabalho que esta receita vai dar.

Dica: Para retirar as sementes e a parte branca das pimentas basta cortá-las ao meio no sentido do comprimento e com uma colher “raspar” o interior delas. 
 

                   Refogar a cebola e o alho no azeite.                                                         Adicionar as tiras de pimentão.

Em uma panela média, esquente um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho até eles ficarem transparentes, sem dourar. Acrescente os pimentões e misture tudo, em seguida acrescente os tomates picados e refogue em fogo baixo por alguns minutos.
                    Cebola, alho, pimentão e tomate.                                                    Acrescente as especiarias e o caldo de legumes.

Depois de alguns minutos, adicione o caldo de legumes e as especiarias: canela em pau, anís-estrelado, pimenta picada, açafrão em pó e a páprica picante, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora. Misture bem e refogue por mais alguns minutos até o caldo de legumes começar a reduzir.

                 Leite de coco, curry e óleo de gergelim                                                Deixe ferver bem e acerte os temperos.

Adicione o leite de coco, o curry e um fio de óleo de gergelim. Misture bem e deixe ferver. Prove, e caso seja necessário, acrescente um pouco de sal, pimenta-do-reino e curry à gosto. Acrescente um punhado de coentro picado, misture bem e desligue o fogo.

           Acrescente um bom punhado de coentro picado.                                              Arrume o peixe e o molho em camadas.

Em uma panela de cerâmica (pode ser feito em outo tipo de travessa), espalhe parte do molho e arrume os filés de peixe, coloque mais um pouco do molho, arrume o restante dos filés.

       Camadas de peixe e molho na panela de cerâmica.                                                           Peixe pronto para servir.

Coloque o restante do molho por cima. Tampe e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos. Retire do forno e coloque por cima um pouco de coentro picado e uma pimenta dedo-de-moça para decorar.

Peixe ao molho curry com especiarias acompanhado de arroz com crocante de amendoim.

Para acompanhar o peixe uma boa opção é um arroz com especiarias e crocante de amendoim, com um sabor mais leve e adocicado, fica perfeito com o sabor forte e marcante do peixe.

Bom apetite.

Anúncios

3 thoughts on “Filé de peixe ao molho curry e especiarias

  1. É pra quem sabe o que tá fazendo mesmo hein!!!Juro que vou tentar… mas ainda preciso de um help… ainnn faz em video também vai!bjuuu adoro quando vc me mostra exatamente 11h55 da manhã… Ahhhh Pita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s