Fim-de-semana à vista: churrasco de espetinho.

Enfim chegou a tão esperada sexta-feira… Esta foi uma semana longa… Então, para comemorar a chegada do fim-de-semana que tal um churrasco com espetinho e farofa? Mas não é um espetinho comum, são espetinhos coloridos, com temperos e sabores diferentes.  
Originalmente estes espetinhos são chamados de “Robatas”, comida de rua típica dos países asiáticos. As receitas das marinadas são baseadas nas receitas do chef Eric Thomas, mas, como ele mesmo diz é possível variar os temperos, criar novos sabores, testar com diferentes carnes, enfim, fiquem livre para criar (é a melhor parte!).
Serão três marinadas bem simples: à base de alecrim e azeite para carne vermelha, uma apimentada e com temperos bem fortes para peixes e camarões e um à base de suco de laranja para vegetais.

Espetinho variados na brasa.
Para facilitar a preparação de tudo no final de semana, é possível adiantar boa parte do processo, como por exemplo cortar as verduras, a carne e o peixe em cubos médios e colocar os espetinhos na água (isso evita que eles queimem quando estiverem na churrasquira). O ideal é colocar as carnes na marinada no mínimo 1 hora antes de montar os espetinhos e levá-los à churrasqueira. Como tem limão ou laranja em todas as marinadas não acho bom deixar os espetos por mais de 3-4 horas na marinada, já que a acidez dos sucos aceleram o processo de cozimento das carnes.
           Temperos para a marinada de frutos do mar.                                            Camarões e peixe na marinada.
Ingredientes para a marinada de frutos do mar:
Camarões graudos
Cubos de peixe (usei Surubim)
Pimenta dedo de moça picada (se não quiser que fique tão picante retire as sementes e a parte branca das pimentas)
Gengibre
Alho
Casca de limão (só a parte verde)
Suco de limão (bastante)
Azeite de oliva (bastante)
Coentro
Sal
Pimenta do reino
Um pouco de mel

Alecrim picado (só um pouco)

Mistura todos os ingredientes menos o suco do limão e o azeite, soca com um pilão para liberar e misturar todos os aromas, sem seguida acrescenta o azeite e o suco de limão e mistura bem. Em uma vasilha misture bem a mirnada com o peixe e os camarões. Ah, coloquei também alguns cubos de cebola (branca e roxa) e e de pimentões coloridos. Guarde na geladeira em um recipiente bem fechado. Lembre-se de vez ou outra misturar os ingredientes para que todos os cubos de peixe e camarão passem pelo caldo que se junta no fundo da vasilha.

Marinada a para carne vermelha.
Ingredientes para a marinada de carne:
Cubos de filé ou alguma carne magra e macia
Alho

Alecrim (bastante)

Casca de limão
Suco de limão
Pimenta dedo de moça (no máximo uma, em pedaços maiores e sem semente)
Azeite de oliva (bastante)
Sal
Pimenta do reino
Pimenta rosa

O processo é o mesmo da marinada de frutos do mar. Socar bem todos os ingredientes, misturar o suco de limão e o azeite, colocar sobre a carne (novamente coloquei cubos de cebola e pimentões), levar a geladeira e misturar algumas vezes durante o descanso.

                   Marinada a base de suco de laranja.                                      Legumes variados(Foto tremida, mas com lindas cores)
Ingredientes para a marinada de legumes:
Brócolis (pré-cozido no vapor)
Cebola roxa
Pimentões coloridos
Shiitake fresco
Abobrinha
Beringela

Suco de laranja
Suco de meio limão
casca de laranja
casca de limão siciliano
Folhas de hortelã
gengibre
mel
sal (só um pouco)

Mesmo processo das outras marinadas.
Espetinhos montados e já na churrasqueira.
Montagem:
O ideal, tanto pelo sabor quanto pelo visual, é intercalar os cubos de carne ou peixe com cebolas, pimentões, ou mesmo alguns vegetais da marinada vegetariana. Quanto mais colorido, mais chamativo ele vai ficar e terá mais sabor.
Então é só espetar os cubos nos palitos que estavam na água (pod ser usado espetinhos de alecrim, é só pegar um ramo longo de alecrim, retirar as folhas deixando as da parte de cima, fica bem simpatico além de aromático).
Com todos os espetinhos prontos, é hora do churrasco!! Esquente bem uma grelha sobre a churrasqueira, coloque os espetinhos lado a lado, e enquanto eles estiverem cozinhando, regue com o caldo da marinada correspondente.
Agora é só aproveitar um bom sábado de sol (ou não) tomando aquela cervejinha e comendo espetinho com farofa. Quanto a farofa fica para o post de amanhã, este já estã longo demais!

Anúncios

3 thoughts on “Fim-de-semana à vista: churrasco de espetinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s