Ratatouille… ou algo parecido

É, não é exatamente um ratatouille, mas fica bem parecido (talvez se eu adicionar uns tomates… á próxima vez eu experimento), mas é um ótimo antepasto! Servido com torradas fica maravilhoso. Fácil de fazer, dá pra conservar na geladeira por um bom tempo, isso se durar até lá

Antepasto de berinjela, abobrinha e pimentão.
Ingredientes:
Berinjela
Abobrinha
Pimentões – vermelho, amarelo e verde
Cebola
Alho
Sal, pimenta
azeite de oliva
Pimenta dedo-de-moça, pimenta rosa e alecrim  para decorar a compota

                  Ingredientes para o antepasto.                                                                    Legumes cortados em cubos.
Corte todos os legumes em cubos médios, menos o alho, que deve ser bem picadinho (eu utilizer a mesma quantidade de berinjela e abobrinha e a mesma quantidade dos pimentões e cebola).
Depois de tudo cortado, coloque em uma frigideira grande, a cebola, o alho e o azeite. Refogue por alguns minutos até a cebola ficar transparente.

Acrescente os pimentões, misture tudo, e, em seguida, coloque os cubos de berinjela e abobrinha. Misture bem. Se necessário coloque um pouco mais de azeite. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Adicione um pouco de água e tampe a panela (mais ou menos meia xícara, o suficiente para liberar o vapor e cozinhar os legumes mais rapidamente sem queimar). Mexa algumas vezes para que todos os cubinhos cozinhem por igual. Coloque acerte os temperos, raminhos de alecrim e deixe cozinhar até que a abobrinha e a berinjela estejam cozidas. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque em um pote de vidro. Complete com azeite de oliva e guarde na geladeira.  Pode ser servido morno ou frio.

“Ratatouille” servido com torradas.

Dica: você pode adicionar algumas ervas e temperos no pote de vidro, além de ficar visualmente bonito, os temperos irão passar ainda mais sabor ao azeite de oliva, deixando tudo ainda mais aromático e saboroso. Neste caso eu utilizei ramos de alecrim, pimenta dedo-de-moça (inteiras, desse jeito não fica ardendo) e um pouco de pimenta rosa.

Anúncios

One thought on “Ratatouille… ou algo parecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s