Mais chocolate: Mousse floresta negra

Este sábado foi a despedida de solteira de uma amiga minha, Manu Bezerra, que casa no final do mês. A gente se conhece desde a época do colégio, e estava toda a turma, foi aquela farra! 

Então para deixar a nossa tarde/noite de sábado ainda mais gostosa, resolvi levar um docinho e, sem dúvida, chocolate sempre é a melhor opção!
Resolvi fazer um mousse de chocolate com chantilly e cereja, lembrei que tem um bolo de chocolate (com chantilly e cereja) que se chama “Floresta negra”, então decidi chamar a receita de: Floresta negra em copinho… É deu pra notar que eu não sou muito boa com nomes! Mas, pelo menos ficou gostoso!!

Ingredientes para o mousse (na foto, faltou apenas o chantilly).

Ingredientes:
400g de chocolate amargo (60% cacau ou mais)
150g de manteiga
5 gemas
6 claras
açúcar
Licor de cereja
Cereja em calda picada
Chantilly

Chocolate e manteiga em banho-maria

Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga em pedaços, quando estiver derretido, acrescentar o licor (no máximo uma dose). A parte, bata as gemas com um pouco de açúcar até formar um creme clarinho. Adicione a mistura de chocolate com manteiga (já fora do banho-maria). Misture bem até obter uma mistura homogênea, lisa e brilhosa. 

                             Gemas e açúcar.                                                                      Bater bem até formar um creme claro.


Enquanto a mistura de chocolate esfria um pouco, bata as claras em neve, até obter picos bem firmes, acrescente um pouco de açúcar e bata até formar um merengue.


Acrescente um pouco do merengue ao creme de chocolate e vá incorporando levemente com um fuet (batedor de arame). Vá adicionando o resto do merengue e misturando até o final.

Montagem:
Em copinhos individuais (pode ser feito em um refratário de vidro) coloque uma camada do mousse de chocolate, depois uma camada de chantilly e por cima cerejas picadas. Finalize com uma camada do mousse e leve à geladeira até ficar bem firme. Sirva gelado (você pode decorar com raspas de chocolate).




Anúncios

9 thoughts on “Mais chocolate: Mousse floresta negra

  1. Eita! esqueci desse detalhe, o licor!! Não vou fazer uma errata dessa vez não… vou ajeitar o post mesmo 🙂 Mas só pra adiantar o licor entra uando o chocolate estiver derretido, coloca o licor, depois as gemas e mistura! :)Valeu gorda!! Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s