Almoço de domingo: Tilápia no papillote

Nada como ter um almoço pronto em 15 minutos! E só sujando uma frigideira!
Hoje é domingo, então nada de muito trabalho. Resolvi almoçar um filé de tilápia cozinho no papilote com espinafre refogado. Simples e gostoso, como um bom domingo merece.
Ah, “papillote” é um jeito bem simples de cozinhar, consiste em cozinhar o alimento no forno embrulhado em papel alumínio ou papel manteiga, desta maneira ele cozinha em seu próprio suco e preserva todo o aroma, além de receber o aroma dos temperos adicionados. É ótimo para cozinhar peixes, frutos do mar e legumes.

Filé de tilápia sobre cama de espinafre



Ingredientes:
Para o Papillote:
1 filé de tilápia
Cenoura
Cebola
1 dente de alho
uma fatia de limão
raspas de limão
Alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino
Azeite
Vinho branco seco


Para o espinafre:
Cebola
Alho
Folhas de espinafre
Azeite
Sal e pimenta-do-reino

Tilápia temperado com sal, pimenta e raspas de limão.                                         Montagem do filé em cima do papel alumínio.



Em cima de uma folha de papel alumínio temperar o filé de tilápia com sal, pimenta-do-reino moída na hora, e raspas de limão.
Cortar tirinhas bem finas de cenoura e cebola, colocar em cima do filé, acrescentar um ramo de alecrim e regar com azeite de oliva.

          Acrescentar o vinho dentro do papillote.                                                      Papillote Fechado pronto para ir ao forno.

O pacotinho deve ficar bem fechado para que o vapor não escape durante o cozimento. Então eu fiz o seguinte: juntei os dois lados maiores do papel alumínio e dei duas dobras, apertando bem. Em seguida, fechei um lado do embrulho (dando mais duas ou três dobras como se fosse embrulhar um presente). 
Com um dos lados abertos eu acrescentei o vinho (o equivalente a duas ou três colheres de sopa). Como eu tinha esquecido de colocar no início, eu cortei uma fatia de limão, amassei (com a lateral de uma faca) um dente de alho (com casca mesmo) e joguei dentro do embrulho.
Agora sim, é só fechar o outro lado do embrulho, colocar sobre uma assadeira já quente e levar ao forno pré-aquecido. Não sei dizer quanto tempo foi, eu usei um “forninho” elétrico, já que era uma porção individual, e levou no máximo 10 minutos (o peixe cozinha muito rápido, e o ideal é que ele fique suculento e macio).

Espinafre fresco refogado com cebola, alho e azeite.

Enquanto o peixe está no forno, fiz o espinafre. Em uma frigideira, dourei no azeite um pouco de cebola picada (cerca de uma colher de sopa) e o alho, também bem picado. Acrescentei as folhas de espinafre e refoguei até elas murcharem bem. Temperei com sal e pimenta do reino, e pronto!

Papillote aberto, peixe pronto para servir.

Passados os 10 minutos, retirei o papillote do forno (pode ser servido diretamente no papillote, deixando para abri-lo na hora de servir), arrumei o espinafre no centro do prato e por cima coloquei o filé de tilápia. Reguei com o caldo que se forma dentro do papel alumínio e com um fio de azeite. Fica ótimo acompanhado de vinho branco.

Anúncios

4 thoughts on “Almoço de domingo: Tilápia no papillote

  1. Toda vez que eu faço algum peixe no papilote fico com medo de ele ficar cru. Acho que é porque ele fica com uma coloração muito parecida com a "original". Acabo deixando tempo demais, o que não deve ser legal. Mas, sem dúvida, é uma pedida mega saudável e super gostosa! Bjsss Gabi

  2. Super apressada hoje, cheia de trabalhos e reunião com orientador já já… e sem almoço em casa! Vou testar tua receita 🙂 Serve pra domingos e dias corridos :PBeijo, prima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s