Peixe com limão siciliano

Eu adoro peixe, por mim comia peixe todos os dias, grelhado, assado, frito, ao forno, ensopado…

Para mim, uma das maneiras mais fáceis de preparar um peixe é ao forno. Você só precisa de uma travessa, filés (ou postas) de peixe, azeite, algumas verduras e legumes, sal, pimenta e pronto, é só colocar no forno, e depois se deliciar. Ah, e a melhor parte é: não suja praticamente nada (!), no máximo uma tábua e uma faca… meus pais agradecem. Porque eles agradecem? É melhor eu não entrar em detalhes de como fica a pia e a cozinha depois que eu termino de cozinhar (ou durante o processo), mas dá pra imaginar, não é?
Mas, vamos ao que interessa: Surubim ao forno com limão siciliano. Eu vi esta receita no programa de Jamie Oliver. Não, ele não usou Surubim, ele usou filé de linguado, mas como não encontrei por aqui, resolvi apostar no filé de Surubim, que é um peixe que eu adoro!


Ingredientes:
2 kg de Filé de Surubim (de preferência utilizar um filé mais alto)
Azeite de oliva (bastante)
1 pote de alcaparras (escorre todo o líquido)
Alecrim fresco (devo ter usado pelo menos uns 5 ramos)
Limão siciliado cortado em fatias bem fininhas (o suficiente para cobrir toda a travessa)
1 latinha de filé de anchova*
Vinho branco seco

Em uma vasilha (para esta receita sujei, além da faca e da tábua, uma vasilha) prepare a marinada com o azeite, o alecrim (não precisa picar, apenas retire as folhas do talo e com os dedos, de uma amassadinha para que elas liberem o aroma) e as alcaparras.
Corte o filé do Surubim em postas largas (mais ou menos quadro dedos). Depois é só colocar os pedaços na marinada. Com a mão esfregue bem a marinada em todos os pedaços, e vá arrumando na travessa (sem deixar espaço entre eles).
Coloque por cima as fatias de limão até cobrir toda a superfície, espalhe o que sobrou da marinada e destribuia as tirinhas de anchova (retire o óleo e corte cada filézinho ao meio).
Agora, é so colocar um pouco de vinho branco seco (pouco mesmo, menos de uma xícara), e levar ao forno pré-aquecido até as fatias de limão ficarem bem torradinhas. Não aumente muito a temperatura do forno, o ideal é que o peixe vá cozinhando lentamente para pegar o sabor de todos os temperos.

O almoço está na mesa! O limão fica torradinho mesmo, não fica com gosto de queimado pois o peixe está por baixo (mas poderia ter ficado um pouco menos torrado)

Pronto! Pode ser servido com arroz branco, legumes no vapor, ou acompanhado de… Humm isso vou deixar para a próxima receita! Bom apetite!!


* Aqui no Recife, o preço de uma latinha de filé de anchova é altíssimo, usei desta vez pois queria seguir a receita de Jamie Oliver e por curiosidade mesmo. Mas, se não quiser colocar tudo bem, a receita fica mais barata e com certeza continuará muito gostosa.

3 thoughts on “Peixe com limão siciliano

  1. Pit, estou rosa com essa novidade (sim, para mim é novidade!!!) vc está se aventurando na cozinha?!!!! Que ótimo!!! Como também adoro uma boa comida vou passear sempre por aqui e pegar umas dicas com V. Excelencia. Inclusive vc já está convidadíssima para fazer um jantar aqui em casa só com o Cromag no meu novo endereço (Tô no Pina agora).E a propósito: A receita parece ser deliciosa e prática mesmo! Vou me aventurar por aqui e depois te digo o resultado. Bjsssss

  2. Oiii chef!!!! 🙂 Ei, num consigo fazer essa receita pq as fotos nao abrem no meu computador de jeito algum!!! Tem outras receitas que estao com o mesmo problema…. Aih aparece direitinho? Bjos, Amalina.

  3. Iiiiihhh Lina, tá mesmo com algum probelma essas imagens… hunf… Vou ter que buscar aqui nos arquivos para recoloca-las. Isso é alguma bronca do Blogger. Vou colocar logo essas duas e depois eu dou uma olhada geral pra ajeitar as outras receitas com o mesmo problema! Valeu o aviso! Ah, essa receita não tem fotos do passo-a-passo, mas é bem simples, quando você vê prato montado vai saber como fazer… Beijos

Deixe um comentário

