Chocolate+Tangerina+biscoito, não tem como ficar ruim!

Doce definitivamente não é minha especialidade, principalmente quando se trata de bolos. O que acontece com receitas de bolo é o seguinte: você precisa seguir a receita à risca, pelo menos se a intenção for um bolo fofinho (brownies são bolos solados por natureza, fica tudo mais fácil), além de ser um tipo de receita que eleva o grau de tensão e ansiedade das pessoas, já que depois de todo o trabalho para fazer a massa, você só vai saber se ficou bom quando sair do forno. Uma vez dentro do forno, você não pode fazer mais nada (!!) a não ser rezar…

Por isso vai demorar a aparecer uma receita de bolo por aqui… Enquanto isso, fiz uma torta, que é bem mais fácil!

Torta de chocolate com cointreau servida com sorvete de creme, ou chantilly, ou acompan hada de um bom café.

Ingredientes:
Massa:
2 1/2 pacote de biscoito maisena
Raspas de tangerina
Suco de tangerina
Manteiga fria cortada em pedacinhos


Recheio:
3 barras de chocolate amargo (60% de cacau)
1 barra de chocolate ao leite
Creme de leite fresco (devo ter usado uns 200 ml)
Raspas de duas tangerinas – não raspar a parte branca da casaca, só a laranja! (se não quiser tão amarguinho coloca menos)
Cointreau
Claras em neve bem firme (Tive um problema com a quantidade de clara, não é um mousse, logo não precisa ser tão aerado, usei quatro claras, mas porque os ovos eram MUITO pequenos)
        Biscoito, raspas e suco de tangerina e manteiga.                                                   Farofa pronta e forma untada.
Bate o biscoito no processador até virar uma farinha, acrescenta a manteiga fria em pedacinhos, as raspa de tangerina e o suco. Esfarela todos os ingredientes com a ponta dos dedos até virar uma farofa úmida, se ficar muito molhada, acrescenta mais biscoito, se estiver seca acrescenta mais manteiga e suco de tangerina.
A massa está pronta, agora é só colocar em uma forma baixa para torta (vai apertando bem na base e nas laterais). Como a minha forma não tem o fundo removível e fiquei com muito medo de não consegui desenformar a torta, ou então quebrá-la, achei melhor untar a forma e levar a massa ao forno pré-aquecido por alguns minutos, não sei se essa etapa é necessária, mas é melhor garantir!

              Chocolate derretendo em banho-maria.                                                    Creme de leite fresco e chocolate derretido.
Enquanto isso derreta o chocolate em banho-maria, quando estiver todo derretido, acrescentar o creme de leite e mexer bem (o chocolate engrossa um pouco nesta hora, mas logo que voltar a esquentar ficará lisinho novamente). 

Acrescentar as taspas das tangerinas (lembrar de só raspar a parte laranja, não utilizar a parte branca da casca) e o Cointreau. Mistura bem todos os ingredientes e retira do banho-maria para que possa esfriar um pouco. Enquanto isso, bata as claras em neve até ficar bem firme. Vá encorporando as claras aos poucos à mistura de chocolate. Agora, é só despejar o creme na forma (que não deve está muito quente) e levar à geladeira até o recheio endurecer, isso deve levar algumas horas, o ideal é fazer de um dia para o outro.

Torta pronta e desenformada com sucesso! (com a ajuda da minha mãe)
Bom apetite!!
Anúncios

8 thoughts on “Chocolate+Tangerina+biscoito, não tem como ficar ruim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s