Salada morna de macarrão

Sol, verão, calor… Isso tudo pede uma cerveja geladinha, praia e aqueles petiscos deliciosos, mas, também pede uma comidinha leve e saudável acompanhada de um bom suco de fruta bem gelado. A segunda opção foi a que eu escolhi para esse domingo, uma boa maneira de terminar/começar uma semana. Uma saladinha de macarrão servida morna (também pode ser servida a temperatura ambiente), é uma ótima refeição, não é uma simples salada e também não é uma prato de massa pesado, a receita pode não ser das mais rápidas (só a parte de assar os legumes que é mais demorada), mas  você gasta o mesmo tempo para fazer o almoço pra duas ou seis pessoas.

Ingredientes:

Pouco menos de 1 pacote de Macarrão tipo parafuso (pode usar também o integral)
2 Berinjelas
2 Abobrinhas
2 bandejas de tomate cereja (usei dois tipos de tomatinhos, um amarelo e um vermelho compridinho, mas como joguei a embalagem fora esqueci o nome deles)
2-3 talos de Salsão/Aipo
1 maço de rúcula
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino para temperar

Cozinhe o macarrão até que fique al dente. Enquanto isso, corte a berinjela e a abobrinha em rodelas fininhas.

Coloque as rodelas lado a lado em travessas untadas com azeite de oliva, tempere com sal e pimenta do reino e leve ao forno pré-aquecido. Fique de olho, como as rodelas são bem fininhas não demora muito para elas secarem, com a ajuda de um pegador de gelo ou macarrão, vire as rodelas (elas vão se “rasgar ” um pouco, mas não tem problema) e volte ao forno por mais alguns minutos. Retire do forno e reserve.

Corte dois ou três talos de salsão em tirinhas finas, refogue com azeite até que fiquem mais murchinhos. Adicione os tomates cortados ao meio, tempere com sal e pimenta do reino e refogue bem. Quando os tomates estiverem molinhos, mas sem desmanchar completamente, acrescente o macarrão já escorrido. Misture cuidadosamente para não partir o macarrão ou amassar muito os tomates.

Acrescente a berinjela e a abobrinha e misture bem (devagar). Transfira aos poucos para uma saladeira e coloque folhas de rúcula rasgadas, o ideal é transferir aos poucos para que você possa misturar as folhas por toda a salada, não só por cima, então coloca um pouco da salada, um pouco da rúcula e mistura, repita isso até o final.

Sirva de preferência morna, mas também pode ser servida a temperatura ambiente acompanhada de um bom suco de frutas bem gelado!

Bom apetite!

About these ads

2 thoughts on “Salada morna de macarrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s